Uma referência fundamental para o ‘Patronato’ no Brasil

Plinio Sarti com Fabio Porta e Daniela Dardi (Presidente e Coordenadora da Ital-Uil no Brasil) ano passado diante do Vice Consulado de Ribeirão Preto-SP.

Para todos nós, do ‘Patronato’ Ital-UIL no Brasil, Plinio Sarti foi muito mais que um diretor da nossa organização: Plinio era um amigo, um irmão mais velho, às vezes também um pai afetuoso.

Seu relacionamento com a Ital-UIL marcou a vida de nossa entidade ao longo dos últimos vinte anos. A União Italiana no Mundo é uma associação promovida pela UIL e pela ITAL em todo o mundo para a valorização da presença italiana no exterior, promover nossa língua e nossa cultura e oferecer serviços aos cidadãos italianos no mundo.

A sinergia com o ‘patronato’ é fundamental e, no Brasil, exatamente graças à liderança de Plinio Sarti, essa relação produziu resultados muito importantes e visíveis. Graças ao profundo conhecimento do mundo do trabalho e a seu papel de primeiro plano no mundo sindical e político, a presença de Plinio Sarti ajudou no profícuo relacionamento com o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnap) do Brasil, com o qual o ‘Patronato’ Ital-Uil estabeleceu uma colaboração permanente, também através da comum utilização de nossos escritórios e do fortalecimento da colaboração com o INSS, o ente brasileiro de previdência.

Plinio Sarti acreditava muito no papel da experiência italiana dos ‘patronatos’, tanto que se fez promotor
de um projeto que previa a criação, no Brasil, de uma estrutura semelhante; projeto que o Presidente da UIM chegou a apresentar às mais altas autoridades institucionais brasileiras.

A Ital-UIL tinha em Plinio Sarti uma referência segura e competente, sobretudo na assistência jurídica e legal; foram muitos os nossos concidadãos, ao longo de todos esses anos, que se dirigiram a Plinio e que dele receberam um parecer, um conselho ou, simplesmente, uma palavra amiga de apoio e encorajamento. Tudo, obviamente, de forma gratuita e altruística.