Serviço civil na Itália e no exterior: Um novo desafio para o ‘Patronato’ da UIL

O ITAL – Instituto de Proteção e Assistência dos Trabalhadores opera desde 1952 como ‘patronato’ e tem, portanto, quase 70 anos de experiência a serviço não apenas dos trabalhadores mas também dos cidadãos.

E é exatamente graças a tal experiência que o ITAL entrou ativamente no contexto social em evolução participando do Serviço Civil Voluntário, inicialmente em parceria, desde 2003, iniciando com 125 voluntários e passando, em 2005, para 140 voluntários para, depois, em 2006, quando decidiu desvincular-se da parceria juntamente com outras entidades, pedir para ser
credenciado diretamente junto à UNSC como entidade de primeira classe.

O pedido de credenciamento foi aceito e o ITAL entrou, então, com plenas funções no rol das entidades prestadoras de serviço civil inscritas no Cadastro nacional.

O credenciamento na primeira classe implica, do ponto de vista prático, o compromisso de dedicar ao serviço civil investimentos, competências e recursos estáveis, além de uma estrutura apropriada à administração de mais de uma centena de sedes para a implementação de projetos, do ponto de vista ideológico, e o ônus de participar na implementação de uma lei que tem como finalidade o envolvimento das novas gerações na defesa da Pátria com meios não armados e não violentos, através de serviços de utilidade social.

Esse conceito está na base da Carta de Compromisso Ético subscrita no momento do credenciamento tanto pela UNSC, quanto pelo ITAL. O serviço civil é, para os jovens, uma experiência que ajuda no desenvolvimento de sua personalidade e na melhoria do relacionamento com os outros. Quem escolhe prestar o serviço civil já se demonstra sensível aos conceitos de solidariedade e essa experiência, tanto educativa quanto formativa, o levará a lidar com pessoas muitas vezes desfavorecidas e marginalizadas.

Através de projetos de serviço civil, o ITAL pretende promover o crescimento pessoal e profissional dos jovens participantes e melhorar as condições sociais das pessoas que vivem em situações desfavoráveis.

Graças ao “serviço civil internacional”, essa oportunidade foi estendida também aos italianos que vivem no exterior e às estruturas do ITAL no mundo que foram credenciadas e consideradas adequadas para esse serviço.