Search
Patronato Ital UIL

Os Patronatos E O Acordo Itália-Brasil De Segurança Social

O patronato ITAL-UIL, juntamente com outros patronatos oficialmente operantes no Brasil, desenvolve um importante papel na tutela dos cidadãos italianos e de seus descendentes em relação às instituições de nossos dois Países.

Esse papel tornou-se ainda mais útil e precioso em razão do acordo de segurança social formalizado entre a Itália e o Brasil no distante ano de 1977; um acordo, por exemplo, que prevê considerar e, portanto, somar os períodos de trabalho desenvolvidos em cada um dos dois Países com a finalidade de obtenção de um único tratamento previdenciário. Hoje, tantos anos depois e também graças à experiência adquirida pelos patronatos, está se trabalhando para uma revisão e atualização desse acordo.

A Embaixada e os Consulados italianos promoveram, nos últimos meses, encontros com os diretores dos patronatos para chegar a uma primeira visão da situação vigente e para encontrar pontos que recomendariam um novo acordo ou, pelo menos, uma atualização daquele de 1977.

Trata-se de outra importante função do Patronato; a ITAL-UIL estará na primeira fila em defesa dos direitos dos cidadãos e dos trabalhadores e aposentados residentes no exterior, no Brasil e no resto do mundo!