Search
Patronato Ital UIL

O papel estratégico do treinamento na pandemia

A Diretora da ITAL-UIL, Imburgia, e a coordenadora pera o Brasil, Dardi, participam do último curso on-line de formação de operadores de ‘patronatos’ no mundo.

ENTERVISTA COM A DIRETORA GERAL DA ITAL-UIL, MARIA CANDIDA IMBURGIA.

Diretora, nós já lembramos isso nas entrevistas anteriores, mas o raciocínio vale também para o primeiro trimestre do ano em curso: apesar do Covid, as atividades da Ital não cessam…

Com determinação e profissionalismo, a Ital continuou a desenvolver seu compromisso de assistência e tutela, na Itália e no exterior, dos cidadãos, dos trabalhadores e dos aposentados. Com esse mesmo espírito ativo e concreto, enfrentamos os três primeiros meses do novo ano que, infelizmente, foram caracterizados ainda pela persistência da pandemia e, consequentemente, pelas necessárias medidas restritivas e de contenção da difusão do vírus. Nós, entretanto, no absoluto e pleno respeito às normas de prevenção e segurança, não desistimos: a Ital segue seu compromisso de Secretariado social.

Confirma-se, obviamente, o papel estratégico do treinamento. Quão são importantes para a Ital os cursos de formação, sejam os atuais ou os que serão realizados nos próximos meses?

Acredito que o adjetivo “estratégico” resume com clareza inequívoca o valor e o significado que o treinamento tem para a Ital. Nosso ‘patronato’ deve oferecer um serviço de grande valor social e, para estar à altura desse compromisso, precisa estar adequadamente preparado, profissionalmente competente, humanamente disponível. Em resumo, precisa-se estar “bem alicerçados” sobre um terreno
cultivado com inteligência para a obtenção de resultados desejados. Tudo isto é possível conseguir se for construído um projeto de treinamento de alto nível qualitativo.

E a pandemia não está diminuindo nem retardando este processo, é assim?

Isso mesmo; pelo contrário, sentimo-nos na obrigação de aumentar nosso empenho, exatamente porque a pandemia evidenciou problemas inéditos que devemos enfrentar. Tivemos que agir de tal maneira que as pessoas fossem informadas e pudessem desfrutar de novos direitos e tutelas. Eis porque a formação de nossos operadores tem sido fundamental: procuramos, de todas as maneiras, estar ao lado deles, apoiando-os nos momentos críticos da pandemia, de tal forma que a Ital pudesse continuar a desenvolver sua atividade de apoio social aos cidadãos, para a obtenção dos benefícios previdenciários e assistenciais.

O necessário distanciamento social tornou essa tarefa mais difícil?

Estamos todos enfrentando enormes dificuldades, é evidente, mas conseguimos superá-las, tanto é que o plano de formação adotado no começo do ano passado foi regularmente cumprido. E também neste primeiro trimestre de 2021 estamos seguindo o caminho traçado, com grande eficácia e sempre com resultados encorajadores. Repito, a atividade se desenvolveu e está sendo desenvolvida no pleno respeito às recomendações decorrentes das várias normas para garantia da segurança de todos. O próprio treinamento está sendo realizado à distância e tal método, ao qual já estávamos habituados, não atrapalhou mas, pelo contrário, reforçou o seu desenvolvimento. Concluindo, acredito que a Ital está dando prova de sua capacidade de resiliência, uma atitude indispensável numa fase histórica como esta que estamos vivendo, para sermos protagonistas da mudança mas, principalmente, para continuarmos a realizar a própria parte a serviço das pessoas e para o bem da comunidade.