Campanha RedEst e prova de vida 2021

Campanha RedEst e prova de vida 2021Apesar de persistirem as dificuldades e as restrições impostas pela pandemia, continuam – dentro dos procedimentos de segurança e dos protocolos anti-Covid – as duas principais campanhas de assistência aos aposentados italianos no exterior e seus familiares, administradas pelos ‘patronatos’. O ‘patronato’ ITAL UIL, a maior rede de serviços voltados à comunidade italiana no Brasil, mantém abertas as linhas de contato inauguradas exatamente com o advento da emergência Covid19: é possível acessá-los contatando o número/ whatsapp +55 11 98482-2199 ou enviando um e-mail ao endereço urgenciaital@uil.org.br (mas também entrando em contato com cada escritório de todo o Brasil nos
endereços indicados no site www.uil.org.br).

Lembramos que os escritórios do ‘patronato’ no exterior são as únicas entidades reconhecidas e autorizadas pelo INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) para o envio eletrônico de tais certificações à Itália e que ambos os procedimentos – a campanha RedEST para a verificação das condições de renda para acesso aos benefícios, e a campanha para a comprovação de vida dos aposentados – são obrigatórios e necessários para a continuidade do recebimento, de forma regular, dos benefícios concedidos pela previdência italiana. No caso da não apresentação de tais documentos, as aposentadorias correm, de fato, o risco de serem suspensas e, depois, canceladas. Por isso, convidamos também os familiares dos beneficiários a ficarem atentos e a entrar em contato com nossos escritórios.

Os ‘patronatos’ italianos são instituições de direito público, nascidos no pós II Guerra Mundial por iniciativa das maiores organizações sindicais para assistir, de forma gratuita e eficiente, trabalhadores e aposentados, para a garantia de sua plena tutela e assistência social. A presença deles no exterior é consequência da grande capilaridade da emigração italiana no mundo; no Brasil, o ‘patronato’ ITAL-UIL está presente com seus escritórios já faz quase meio século e trabalha em conjunto com a UIL e suas estruturas na Itália.