O Patronato Ital-UIL e o Serviço Civil Voluntário De Jovens, Na Itália e no Exterior

O PATRONATO ITAL-UIL E O SERVIÇO CIVIL VOLUNTÁRIO DE JOVENS, NA ITÁLIA E NO EXTERIOR

Porta Ginanneschi Imburgia
O deputado Fabio Porta na Câmara dos Deputados com a diretora geral da ITAL-UIL,Maria Candida Imburgia (centro) , e a secretária geral da UIM, Ana Ginanneschi (esquerda)

A ITAL-UIL está empenhada num grande projeto que envolverá, sobretudo, os jovens: o Serviço Civil Voluntário, um ano de voluntariado que poderá ser desenvolvido na Itália ou no exterior. A doutora Maria Candida Imburgia, diretora geral da ITAL-UIL, entrevistada sobre o projeto de formação desses jovens, declarou: “São jovens voluntários, apoiados por nossos operadores, que interagem com as faixas mais débeis da nossa sociedade, anciãos, imigrantes, pessoas com deficiências e que oferecem sua ajuda para a superação do fosso digital.

A denominação desse projeto é claramente sugestiva: “Não estamos todos conectados”. Muitas pessoas, com efeito, não estão familiarizadas com a informática sempre mais usada no dia-a-dia, e têm dificuldades de abordar essa realidade complexa e sem condições de desfrutar as vantagens oferecidas pelas novas tecnologias.

Meninos e meninas, ao contrário, dominam esse universo e podem compartilhar seu conhecimento. Mas também para essa atividade exige-se uma formação que permita a otimização dos resultados. Esse projeto especial representa uma importante oportunidade de afirmação dos valores do diálogo e da solidariedade, importantes ao crescimento pessoal, cultural e civil dos jovens. Também do ponto de vista das relações humanas, enfim, está se revelando uma bela experiência.

Eis porque desejo a esses jovens que prossigam seu caminho, apoiados tanto pela estrutura nacional quanto dos operadores locais do projeto que têm a responsabilidade de ajudá-los em sua tarefa”.

(Insieme, outubro 2019)