Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

NEWSLETTER PATRONATO ITAL UIL BRASIL

AGOSTO - 2021
Facebook Patronato Ital UILPatronato Ital UILPatronato Ital UIL

ITÁLIA CAMPEÃ DA EUROPA: UMA ONDA DE OTIMISMO E UM SINAL DE ESPERANÇA!

Fabio Porta A vitória da nacional 'azzurra' no campeonato europeu de futebol foi, para a Itália e para muitos italianos - dentro e fora dos limites territoriais - muito mais que uma simples conquista esportiva.

Por detrás da alegria das grandes comemorações que explodiram na Itália e no mundo na sequência da partida final jogada com a Inglaterra existem, de fato, motivos e significados que vão além do simples evento competitivo.

Lembro bem o que representou para nós, italianos, a vitória do mundial de futebol de 1982: com coragem e sacrifício (e também com a perda de muitas vidas humanas) estávamos saindo dos longos "anos de chumbo", da luta contra o terrorismo que tinha fechado os italianos em casa, com medo das bombas e dos massacres que, durante quase uma década, mancharam de sangue as ruas do País.

Naqueles anos, Lucio Dalla compôs uma de suas mais belas canções,"L'anno che verrà", contando, como somente ele sabia fazer, o medo e a esperança daqueles trágicos anos.

Nestes dois últimos anos, os anos da Covid19, aquela música e aquelas palavras soaram com a mesma força evocativa e a mesma mensagem alvissareira: “O ano que está chegando em um ano passará... Saiba Mais > > >



Eleições dos Comites 2021: UM DIREITO, MAS TAMBÉM UM DEVER

As eleições para a renovação e instituição dos Comites serão realizadas em 3 de dezembro de 2021. Os Comitês dos Italianos no Exterior são órgãos de representação da comunidade italiana em suas relações com as representações diplomático-consulares e agem pela integração da comunidade italiana residente no país estrangeiro em que se encontram.

O que são? Instituídos em 1985, são órgãos eletivos que representam os concidadãos no exterior, em seu relacionamento com Embaixadas e Consulados italianos e na inserção deles nos países em que operam.

Que fazem? Representam a comunidade italiana, promovendo seus interesses; ajudam na inserção da nova mobilidade e preservam a memória histórica da emigração italiana.

Quantos são? No mundo todo funcionam 108 Comites, dos quais 50 na Europa, 44 nas Américas, 7 na Ásia e Oceania, 4 no Oriente Médio e 3 na África sub-saariana. É uma presença importante para representar e promover os interesses da comunidade italiana no mundo.

Por quem são eleitos e quando são formados? São eleitos diretamente pelos concidadãos residentes no exterior em cada uma das circunscrições consulares, mediante prévia solicitação de inscrição na lista dos eleitores perante o Consulado... Saiba Mais > > >



Há 20 anos aconteceu a reforma dos 'Patronatos' Italianos

UMA CONQUISTA COM ALGUMAS LAMENTAÇÕES…

Há 20 anos da lei 152, de 2001, a legislação que redefiniu as atividades dos 'patronatos' a serviço dos cidadãos, está na hora de refletir sobre o papel de facilitadores do acesso à previdência que essas estruturas desenvolvem. Os "patronatos" fazem um balanço, mantendo-se na vanguarda, com 15.496 operadoras e operadores ativos em 6.979 sedes localizadas onde a proximidade, no ano da pandemia, revelou-se um fator determinante.

Permitir que os cidadãos possam usufruir de centenas de ações - do desemprego ao bônus Covid, das ajudas às famílias à aposentadoria, passando por uma centena de outros instrumentos previdências e sócio assistenciais - é e continua a ser a missão dos 'patronatos', verdadeiros promotores de coesão social.

Somente no ano de 2020, essas estruturas administraram milhões de ações, permitindo que as pessoas pudessem ter respostas a exigências sociais importantes.

Um trabalho vital, sobretudo num ano tão difícil para muitas pessoas: isso fica evidente pelos milhões de ações - realizadas por essas realidades - muitas das quais necessárias para dar aos cidadãos acesso às medidas de combate à pobreza e às consequências da pandemia... Saiba Mais > > >

Copyright © 2021 ITAL UIL Patronato ITAL
All rights reserved.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Coodernação Nacional/Sede São Paulo
Alameda Santos, 1909
3º andar, cj. 32
San Paolo - Brasile - 01419-002
Tel. +55 11 4224 5176
+55 11 3081 0133
E-mail: italbrasil@uil.org.br