Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

NEWSLETTER PATRONATO ITAL UIL BRASIL

MAIO - 2021
Facebook Patronato Ital UILPatronato Ital UILPatronato Ital UIL

Entre a angústia e a esperança

Fabio PortaO mundo vive entre a angústia decorrente da duração da pandemia, com sua longa e dramática trilha de mortes que continua a produzir, e a esperança na campanha de vacinação para debelar o vírus e retomar a vida sem medos e restrições.

A Itália e o Brasil estiveram, de forma e tempos diferentes, dentre os países do mundo que mais sofreram em consequência do Covid e, assim, também este drama contribuiu para a união dos dois países e dois povos cujas histórias foram sempre se entrelaçando mais ao longo dos séculos.

A comunidade italiana no Brasil e a brasileira na Itália sofreram especialmente, não apenas devido às muitas vítimas, algumas das quais também participantes de nossos movimentos e nossas associações; a pandemia impôs severas restrições às viagens de e para o Brasil, dificultando não apenas o relacionamento entre famílias e amigos mas também o tradicional e intenso trabalho de intercâmbio associativo, cultural e comercial entre os nossos dois Países.

Empenhei-me pessoalmente sobre esse fato, que me tocou individualmente como italiano residente no Brasil e como familia dividida sentimentalmente entre os dois continentes... Saiba Mais > > >

Na Itália, um processo histórico sobre os crimes do “Plan Condor”

- A UIL É 'PARTE CIVIL' JUNTAMENTE COM O GOVERNO E OS SINDICATOS ITALIANOS - Desde 2013 corre na Itália um processo que pode ser definido, para todos os efeitos, histórico: pela primeira vez um tribunal internacional é chamado a julgar os crimes cometidos entre os anos 60 e 80 do século passado pelas ditaduras de diversos países sulamericanos: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

Foram milhares as vítimas daqueles anos entre aqueles que se opuseram aos regimes militares; entre eles, muitos tinham a cidadania italiana, filhos e netos daquela grande epopeia que foi a emigração italiana em direção à América do Sul.

A presença entre as vítimas, mas também entre os autores de tais crimes, de pessoas com cidadania italiana permitiu à justiça italiana, após longos anos de investigações iniciadas após o processo realizado na Espanha contra o general Pinochet, a abertura de um processo sobre o assim chamado 'Plan Condor': com esse nome se designava um plano estratégico de coordenação das ações repressivas contra os opositores, conduzido pelas ditaduras sul americanas daqueles tempos... Saiba Mais > > >

O papel estratégico do treinamento na pandemia

ENTERVISTA COM A DIRETORA GERAL DA ITAL-UIL, MARIA CANDIDA IMBURGIA.

Diretora, nós já lembramos isso nas entrevistas anteriores, mas o raciocínio vale também para o primeiro trimestre do ano em curso: apesar do Covid, as atividades da Ital não cessam...

Com determinação e profissionalismo, a Ital continuou a desenvolver seu compromisso de assistência e tutela, na Itália e no exterior, dos cidadãos, dos trabalhadores e dos aposentados. Com esse mesmo espírito ativo e concreto, enfrentamos os três primeiros meses do novo ano que, infelizmente, foram caracterizados ainda pela persistência da pandemia e, consequentemente, pelas necessárias medidas restritivas e de contenção da difusão do vírus. Nós, entretanto, no absoluto e pleno respeito às normas de prevenção e segurança, não desistimos: a Ital segue seu compromisso de Secretariado social.

Confirma-se, obviamente, o papel estratégico do treinamento. Quão são importantes para a Ital os cursos de formação, sejam os atuais ou os que serão realizados nos próximos meses?

Acredito que o adjetivo "estratégico" resume com clareza inequívoca o valor e o significado que o treinamento tem para a Ital. Nosso 'patronato' deve oferecer um serviço de grande valor social e, para estar à altura desse compromisso, precisa estar adequadamente preparado... Saiba Mais > > >