Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

NEWSLETTER PATRONATO ITAL UIL BRASIL

ABRIL - 2021
Facebook Patronato Ital UILPatronato Ital UILPatronato Ital UIL

O luto da UIL do Brasil pela morte de Plinio Sarti

Fabio PortaDedicamos a Plinio Sarti, rendendo uma necessária e merecida homenagem à sua memória, este tradicional espaço de informação promovido pelo 'Patronato' Ital-UIL e pela Associação UIM do Brasil.

Aos 75 anos, depois de uma vida intensa dedicada à defesa dos trabalhadores e à valorização da histórica presença italiana no Brasil, o Presidente da União dos Italianos no Mundo no Brasil nos deixou, também ele vítima do terrível vírus que complicou a vida de todos nós e do mundo inteiro.

Algumas páginas de jornal ou algumas fotos nunca seriam suficientes para descrever minimamente a grande trajetória profissional, política, sindical e associativa de Plinio Sarti.

Natural de Santa Bárbara d’Oeste, mudou-se ainda muito jovem para Sertaozinho, ambas cidadezinhas do interior do Estado de São Paulo; também ele, Plinio, descendente daquela imigração vêneta no Brasil muito presente em toda aquela região.

Tive a sorte de conhecê-lo poucos meses após minha chegada ao Brasil. Em 1996, Plinio era o Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e, nessas condições, participou da inauguração da escola de formação sindical realizada com a contribuição da cooperação italiana em São Paulo... Saiba Mais > > >

Um motor permanente de ideias e projetos sobre italianidade

Brilhavam-lhe os olhos e a língua se derretia quando o presidente da UIM do Brasil falava da presença italiana no Brasil; também o tempo parava, pois Plinio Sarti conseguia falar por horas a fio, sem cansar seus interlocutores, sobre a epopeia da imigração italiana no Brasil.

Como Presidente da UIM, quis organizar uma escola de italiano e ficava feliz quando, após horas de aulas, tinha a possibilidade de se envolver com alunos e professores para falar a língua de Dante, e também discutir sobre arte, cinema, música ou literatura italiana; sim, porque Plinio Sarti era também uma pessoa de cultura rara, sobretudo quando a referência era a Itália.

Talvez o projeto da UIM ao qual esteve mais ligado foi a mostra fotográfica sobre a influência italiana na história do movimento operário e sindical brasileiro; um projeto que, graças ao empenho de Plinio, foi apoiado e mantido pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Instituto Italiano de Cultura. A mostra, cujas imagens com os respectivos textos integram um belo livro, foi organizada no espaço das principais estações do Metrô de São Paulo e apresentada, também, em Roma, na famosa sede da Embaixada Brasileira no Palazzo Pamphili... Saiba Mais > > >

Uma referência fundamental para o 'Patronato' no Brasil

Plinio Sarti com Fabio Porta e Daniela Dardi (Presidente e Coordenadora da Ital-Uil no Brasil) ano passado diante do Vice Consulado de Ribeirão Preto-SPPara todos nós, do 'Patronato' Ital-UIL no Brasil, Plinio Sarti foi muito mais que um diretor da nossa organização: Plinio era um amigo, um irmão mais velho, às vezes também um pai afetuoso.

Seu relacionamento com a Ital-UIL marcou a vida de nossa entidade ao longo dos últimos vinte anos. A União Italiana no Mundo é uma associação promovida pela UIL e pela ITAL em todo o mundo para a valorização da presença italiana no exterior, promover nossa língua e nossa cultura e oferecer serviços aos cidadãos italianos no mundo.

A sinergia com o 'patronato' é fundamental e, no Brasil, exatamente graças à liderança de Plinio Sarti, essa relação produziu resultados muito importantes e visíveis. Graças ao profundo conhecimento do mundo do trabalho e a seu papel de primeiro plano no mundo sindical e político, a presença de Plinio Sarti ajudou no profícuo relacionamento com o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnap) do Brasil, com o qual o 'Patronato' Ital-Uil estabeleceu uma colaboração permanente, também através da comum utilização de nossos escritórios e do fortalecimento da colaboração com o INSS... Saiba Mais > > >