Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

NEWSLETTER PATRONATO ITAL UIL BRASIL

DEZEMBRO - 2020
Facebook Patronato Ital UILPatronato Ital UILPatronato Ital UIL

2020: um ano para ser esquecido, ou uma lição a ser lembrada?

Fabio PortaProvavelmente as duas coisas. Todos nós não vemos chegar a hora de deixar para trás os sofrimentos, físicos e psicológicos, causados por uma pandemia que não excluiu quase nenhum país do mundo, atingindo de maneira especial tanto a Itália quanto o Brasil.

Um vírus tanto imprevisto quanto desconhecido complicou nossas vidas, nossos planos e nossas esperanças. Até mesmo as coisas mais simples, como o abraçar e viajar, típicas de nossa maneira de viver, tornaram-se de repente lembranças de um passado que queremos todos arquivar o mais rápido possível.

Nossas reuniões transformaram-se em 'webinar' e nossos encontros em 'video-chat'. Uma revolução, talvez a maior complicação mundial depois das duas grandes guerras do século passado. Consequência de uma fatalidade, de um complô internacional ou - mais simplesmente - de uma natureza que se rebela contra um mundo que o homem continuou, despudoradamente, a ofender e a ultrajar?... Saiba Mais > > >

Um questionário para os ítalo brasileiros sobre o "turismo das raízes"

Um questionário para os ítalo brasileiros sobre o "turismo das raízes"Também a União dos Italianos no Mundo quis dar seu apoio à pesquisa coordenada pelo professor Giuseppe Sommario sobre o "Turismo das raízes" na Itália.

A participação dos ítalo-descendentes do Brasil, através da compilação de um simples questionário disponível também em língua portuguesa, é muito importante em função do grande número de ítalo-brasileiros: 36 milhões, a maior comunidade de oriundos fora da Itália!

Para aprofundar o tema e divulgar a pesquisa no seio da comunidade italiana do Brasil foi organizada, nos últimos dias, uma conferência da qual participaram a responsável pelo escritório nacional do turismo italiano (Enit) no Brasil, Fernanda Morici; a conselheira do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) Rita Blasioli; o consultor da região do Vêneto, Luis Molossi; o conselheiro da Câmara de Comércio de Santa Catarina, Diego Mezzogiorno; e o presidente da Asmef (Associação dos Emigrados... Saiba Mais > > >

Encontro Internacional Sobre Aposentados Italianos no Exterior

O INPS Italiano confirma a campanha pela comprovação de vida dos aposentados residentes no exteriorPromovido pela sede central do 'patronato' ITAL-UIL, foi realizado nas últimas semanas um importante seminário de formação e informação sobre a situação dos aposentados italianos no exterior.

Os trabalhos foram abertos com o pronunciamento da diretora geral da ITAL-UIL, Maria Candida Imburgia, que destacou como "os idosos e aposentados são, por definição, a parte mais fraca da população mas, ao mesmo tempo, constituem um autêntico recurso em termos de experiência, conhecimento e sabedoria. São, portanto, pessoas que devem ser tuteladas e valorizadas".

Nesta oportunidade - prosseguiu Imburgia - dirigimos nossa atenção sobre aqueles nossos concidadãos aposentados que, com frequência por necessidade econômica, transferem-se para Países nos quais vigora uma legislação fiscal mais favorável"... Saiba Mais > > >