Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

NEWSLETTER PATRONATO ITAL UIL BRASIL

NOVEMBRO - 2020
Facebook Patronato Ital UILPatronato Ital UILPatronato Ital UIL

Fabio PortaDois episódios, aparentemente distantes e diversos entre si, forneceram-nos, ao longo das últimas semanas, iguais exemplos sobre como o relacionamento entre a Itália e suas comunidades no exterior pode ser "vicioso" ou "virtuoso", dependendo da sensibilidade e do conhecimento das autoridades em relação aos problemas que a cada dia enfrentamos aqui no exterior.

Falamos deles nesta edição em nossa coluna mensal: nos referimos à decisão do instituto de previdência italiano, o INPS, que confirmou a campanha para a comprovação de existência em vida (não obstante os pedidos de prorrogação devido à pandemia), e à suspensão do leilão da 'Casa d'Italia' de Juiz de Fora (após a mobilização da comunidade e de seus organismos de representação).

No primeiro caso, estamos diante de um exemplo de falta de atenção e compreensão de uma realidade complexa e de uma situação dramática como a da pandemia em países, como o Brasil, ainda às voltas com altos índices de contágio. No segundo caso, tivemos um exemplo oposto, isto é, o de governantes que recebem com respeito e atenção as preocupadas reivindicações provenientes de nossos concidadãos que vivem no exterior... Saiba Mais > > >



A UIM do Brasil ao lado da comunidade italiana de Juiz de Fora na defesa da 'Casa d'Italia'

A UIM do Brasil ao lado da comunidade italiana de Juiz de Fora na defesa da 'Casa d'Italia'A União Italiana no Mundo sempre caracterizou-se por iniciativas visando a divulgação e valorização da grande história da presença italiana no Brasil. Seu presidente, Plinio Sarti, distinguiu-se em todos esses anos pela promoção de projetos e iniciativas com o objetivo de promover, no Brasil e na Itália, um maior e mais aprofundado conhecimento do riquíssimo episódio da imigração italiana no mundo.

Também por tais motivos nossa associação alinhou-se, desde o início, ao lado da 'Casa d'Italia' de Juiz de Fora e de seu presidente, Paulo Josè Monteiro de Barros, para combater a inadequada decisão do Consulado Italiano em Minas Gerais de colocar em leilão o edifício, construído em 1933, graças ao sacrifício e à generosidade das famílias italianas imigradas.

Felizmente nosso apelo, juntamente com a mobilização da comunidade italiana em diversos níveis (associações, Comites, CGIE) foi recebido pelo governo italiano que interveio para pedir a suspensão da venda da "Casa"... Saiba Mais > > >



O INPS Italiano confirma a campanha pela comprovação de vida dos aposentados residentes no exterior

O INPS Italiano confirma a campanha pela comprovação de vida dos aposentados residentes no exteriorO Instituto Nacional de Previdência italiano - INPS, apesar das repetidas e graves solicitações realizadas pelos patronatos, pelos parlamentares eleitos no exterior e pelo CGIE - Conselho Geral dos Italianos no Exterior, confirmou a campanha pela comprovação de existência de vida dos aposentados italianos residentes no exterior.

O nosso 'patronato', em acordo com os outros 'patronatos' que atuam no Brasil, expressou sua preocupação em relação a tal decisão, subscrevendo um documento - enviado aos nossos escritórios na Itália - no qual expressamos "uma forte preocupação frente aos perigos decorrentes com a realização da certificação neste período.

As pessoas mais expostas são, obviamente, os aposentados (prevalentemente idosos e na faixa de risco), mas perigos existem também para os próprios operadores dos 'patronatos' que precisam enfrentar um fluxo de assistidos incompatível com as normas de segurança que foram tempestivamente adotadas em cada escritório"... Saiba Mais > > >


Copyright © 2020 ITAL UIL Patronato ITAL
All rights reserved.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Coodernação Nacional/Sede São Paulo
Alameda Santos, 1909
3º andar, cj. 32
San Paolo - Brasile - 01419-002
Tel. +55 11 3081-0133
E-mail: italsp@uil.org.br